PALESTRA: GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS

CAPACITAÇÃO:


REDESENHO DOS PROCESSOS DE NEGÓCIO....

ALINHANDO ESTRATÉGIAS, PROCESSOS, SISTEMAS E PESSOAS...

INTRODUÇÃO/APRESENTAÇÃO DO TEMA:

Quando examinamos uma organização, a primeira coisa que vemos são as suas diversas funções (áreas/atividades). No entanto, essa perspectiva não nos permite compreender o modo como o trabalho é realmente executado, justamente por ser esta uma visão vertical e isolada dos diversos compartimentos da estrutura organizacional.

Para termos uma compreensão mais efetiva, e podermos realizar uma análise crítica consistente, com vistas à obtenção de adequações relevantes no ambiente empresarial, precisamos vislumbrar os processos de negócio da organização.

Os processos permeiam as áreas funcionais; através dos processos é que os produtos/serviços são gerados; através dos processos é que as organizações operacionalizam as suas estratégias. Os processos ocorrem nas empresas, quer prestemos atenção neles ou não. Temos então duas escolhas: podemos ignorá-los e esperar que eles produzam aquilo que queremos; ou podemos compreendê-los e gerenciá-los.

Assim, o mapeamento e redesenho dos processos de negócio torna-se essencial para a consolidação de uma gestão ágil, proativa, integrada, moderna e racional.

Através do mapeamento e redesenho dos processos de negócio a organização irá obter efetivas adequações e inovações nas rotinas de trabalho, propiciando assim a racionalização do trabalho e os conseqüentes acréscimos de qualidade e produtividade.

Além disso, o mapeamento e redesenho dos processos de negócio irá possibilitar o aprimoramento na eficiência dos controles, acarretando assim a redução de custos e a otimização dos recursos utilizados.

O resultado final das iniciativas de mapeamento e redesenho dos processos de negócio será a obtenção de melhores níveis de excelência e o acréscimo do valor agregado aos produtos/serviços oferecidos ao mercado.

Por todas essas razões, o mapeamento e redesenho dos processos de negócio é o instrumento de gestão mais adequado para a promoção das transformações necessárias no ambiente empresarial.


OBJETIVOS DO CURSO:

  • Apresentar os conceitos do Mapeamento e Redesenho de Processos, segundo a metodologia Rummler-Brache (eficaz, prática e abrangente)

  • Apresentar as etapas e os passos de um Projeto de Mapeamento e Redesenho de Processos

  • Praticar a metodologia apresentada (como laboratório), instrumentalizando os participantes no método


PÚBLICO ALVO:

O curso destina-se a profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos em uma abordagem metodológica que sirva de base para a promoção das transformações e adequações necessárias nas questões operacionais e gerenciais, de forma alinhada às estratégias estabelecidas.


PROGRAMA:

  • Abertura/Apresentação/Introdução ao tema

  • Alinhamento entre Direcionamentos Estratégicos, Questões Empresariais Críticas e Direcionamentos do Projeto de Mapeamento e Redesenho

  • Estrutura do Projeto de Mapeamento e Redesenho e papel dos envolvidos

  • A “visão” do Negócio e a “visão” dos Processos através de modelos

  • Escopo dos Processos atuais

  • Como formalizar o Termo de Abertura do Projeto de Mapeamento e Redesenho e o Plano Técnico do Projeto

  • Mapeamento dos processos atuais

  • As desconexões dos processos atuais, sua classificação e priorização

  • O Benchmarking e as melhores práticas empresariais

  • Os critérios e inovações que irão servir de balizadores aos novos processos

  • Modelo de Negócio, Cadeia de Valor e Modelo Conceitual dos Novos Processos

  • Mapeamento dos novos processos

  • Especificações detalhadas das atividades dos novos processos e requisitos de sistema para os novos processos

  • Sistema de medições dos novos processos

  • Os planos de ação para implantação dos processos redesenhados


DURAÇÃO: FORMATO PALESTRA- 4 hs FORMATO CURSO: 8hs ou 16hs (com laboratório)