“Se o ambiente de negócios mudou, as visões de custos também devem mudar...”

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS

Aprimorar o controle sobre os custos é um dos grandes desafios com que se defrontam a maioria das empresas atualmente. Melhorar a eficiência tornou-se uma meta comum a todas as empresas.

Outro fator que continua modificando o ambiente empresarial é a automação. Grande parte do trabalho anteriormente executado através da mão-de-obra direta hoje é feito por máquinas. Cada vez mais, os funcionários estão sendo alocados em funções indiretas ou de apoio. Todos esses fatores ajudam a explicar o acréscimo dos custos indiretos em relação aos diretos.

Diante desses desafios, os executivos vêm questionando a capacidade das tradicionais técnicas de custeio em fornecer as informações necessárias à tomada de decisões gerenciais. Afinal, estas técnicas foram desenvolvidas em uma época na qual o ambiente de negócios diferia drasticamente deste no qual as empresas estão inseridas atualmente.

Assim, poucos problemas ameaçam mais as empresas atualmente do que os custos incontrolados, especialmente os indiretos.

NOSSO PAPEL NESTE CONTEXTO


A EPS Consultoria desenvolveu um método de gestão de custos ajustável e eficaz para o gerenciamento das empresas. Trata-se da Gestão Estratégica de Custos. Seus princípios e técnicas o ajudarão a desenvolver uma estrutura de informação que conduzirá sua empresa a uma nova e favorável curva de crescimento.

O objetivo do método é disponibilizar um profundo conhecimento sobre como é formado o custo de cada atividade e, por conseqüência, de cada produto/serviço oferecido ao mercado. Com esta informação, será possível atuar em melhorias com impactos diretos nos custos e assim, monitorá-los continuamente.


METODOLOGIA EPS CONSULTORIA PARA GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS

A Gestão Estratégica de Custos, é uma metodologia de gerenciamento e otimização de custos que combina elementos das já conhecidas técnicas de Engenharia & Análise do Valor e Custeio ABC – baseado em atividades.

Esta metodologia possui três componentes fundamentais:

  • Análise dos processos do negócio (Business Process Analysis)

  • Custeio baseado em atividades (Activity Based Costing – ABC)

  • Análise do Valor Agregado (Value Analysis – AV)

    A premissa básica é que os gerentes não administram os custos diretamente, mas sim as atividades que os consomem. Assim, o ponto-chave do processo é estabelecer a ligação entre o custo incorrido e a atividade que o exigiu:

  • Através da análise/adequação das estruturas contábil e de RH existentes são obtidas na origem as informações necessárias para custeio, evitando-se assim retrabalhos e divergências entre as informações contábeis e gerenciais.

  • Através da análise da estrutura organizacional são identificadas as Unidades de Custos.

  • Relacionando-se a estrutura contábil à estrutura organizacional, as informações de custos são reagrupadas, de modo a obter-se uma visão gerencial dos custos.

  • Através da análise dos processos do negócio é elaborado o mapeamento das atividades que ocasionam os custos.

  • Através das técnicas de custeio ABC são definidos os critérios de alocação dos custos às atividades, estabelecendo-se assim uma base de dados de atividades e custos.

  • Através da classificação das atividades de apoio e das atividades-fim, é possível o direcionamento do custo das atividades de apoio para as atividades-fim.

  • Relacionando-se as atividades-fim aos produtos/serviços oferecidos ao mercado e obtendo-se informações de produção, a visão dos produtos/serviços é incorporada à base de dados de custos e atividades.

  • Através de instrumentos específicos para melhoria contínua são geradas ações com impacto direto nas atividades que ocasionam os custos, obtendo-se assim um alto potencial de redução.

  • VANTAGENS DO MÉTODO

    Três grandes vantagens da Gestão Estratégica de Custos são:

  • A contabilização dos resultados obtidos com as ações gerenciais de melhoria.

  • Além da gestão de custos o processo introduz um conceito amplo de gestão do negócio, segundo o enfoque BPM – Business Process Manegement e seus ciclos de melhoria (PDCA).

  • Através da prática da Gestão Estratégica de Custos, cria-se o conceito de “Valor Agregado” na instituição, à partir do questionamento: Quanto custa cada atividade? A atividade é realmente necessária? Como realizá-la ao menor custo?

SISTEMATIZAÇÃO DO PROCESSO

Para que a Gestão Estratégica de Custos seja efetivada, torna-se necessária a automatização do processo, através da utilização intensiva das mais atualizadas tecnologias da informação disponíveis.

A adequada automatização do processo irá viabilizar a continuidade do gerenciamento dos custos e, por conseqüência, seu efetivo monitoramento. Neste sentido a metodologia prevê uma etapa específica para a sistematização do processo, onde são enfocadas as seguintes possibilidades:

Desenvolvimento de sistema específico para a empresa ou Avaliação/aquisição de soluções eventualmente disponíveis no mercado ou Utilização de planilhas eletrônicas.

CRIE....   INOVE....   TRANSFORME....   REPENSE O SEU NEGOCIO....
Entidades:
Painel
Site desenvolvido por:
Copyright 2012 - 2019 © EPS Consultoria. Todos os direitos reservados.